Utilizar um veículo automotivo como meio ou instrumento de trabalho, seja ele carro, moto, ônibus, caminhão ou van, é bem diferente de apenas usá-lo como meio de transporte.
É preciso ter ainda mais cuidado com a segurança, manutenção e a capacidade do motorista, por exemplo.
Afinal, trata-se de um condutor que passa muito tempo do seu dia dirigindo o veículo, seu ofício é também responsável por outras vidas.
Assim, condutores que utilizam essa prática como principal fonte de renda e carreira devem atentar-se com as medidas de segurança mais eficazes para garantir o bem-estar do passageiro e demais pessoas no trânsito.
Dessa maneira, hoje viemos falar sobre as principais medidas de segurança que devem ser tomadas por motoristas profissionais!
Possíveis distrações
Cuidado com o excesso de distrações e interferências. Atualmente, a disponibilidade de funções móveis tornou-se um problema durante a condução.
Não use ou manuseie equipamentos eletrônicos enquanto o veículo estiver em movimento, pois sua atenção deve estar totalmente voltada para a estrada.
Os motoristas de táxi e motoristas de aplicativos como o Uber também devem ter cuidado para não obstruir sua visão porque seus telefones são fixos.
Saúde do motorista
Quando você precisar lidar com quaisquer problemas ou pendências que mereçam sua atenção, estacione o veículo em um local seguro.
Além de outros fatores que podem causar problemas de saúde para os motoristas profissionais, dirigir um veículo por um longo período também pode causar LER (Lesões por Esforços Repetitivos). Entre as principais causas estão:
- Ruído: pode causar doenças nos aparelhos auditivos ou até mesmo problemas mentais.
- Aumento da temperatura e ventilação insuficiente: distúrbios circulatórios, insolação, erupção na pele, cãibras e desidratação.
- Poluição: a exposição prolongada à poluição resultante da queima de combustíveis pode afetar o sistema respiratório.
Ademais, atente-se ao tempo que você passa dirigindo sem intervalo.
Recomenda-se que, a cada duas horas, ou quando surgir a necessidade, o motorista faça pausas para descansar e recompor suas energias. Isso deve incluir alongamento e relaxamento, uma alimentação saudável e bastante hidratação.
Além disso, o motorista profissional também deve dar atenção a:
- Uso de medicamentos: alguns remédios influenciam na capacidade de dirigir e a concentração.
- Postura: faça o ajuste correto entre você, o banco e o volante, você passa muito tempo do seu dia na mesma posição, garanta que ela seja saudável para seu corpo.
- Bebida alcoólica: nunca ingira bebidas alcoólicas antes de assumir a direção de um veículo.
Leis de trânsito
Conhecer as leis e sinalizações de trânsito é obrigação e dever de todo motorista, no caso do motorista profissional nem se falta falar.
Saber como se portar em uma via é essencial para a segurança de todos, afinal todos os outros motoristas da via esperarão que você adote determinado comportamento condizente com a situação e a legislação de tráfego.
Além disso, atentar-se às leis ajuda a melhorar o trânsito e evita o risco de multas.
E aí, o que achou das principais medidas de segurança para motoristas profissionais?
Ao seguirmos todas essas recomendações, valorizamos o pensamento coletivo e nos preocupamos com a população como um todo!
Seguindo essa mesma lógica surge a União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil.
Sem fins lucrativos, a associação Administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.
Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.
Tá esperando o que pra fazer parte desse time? Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.