Não importa se você usa o carro no trabalho ou nos finais de semana: enfrentar o trânsito da cidade ou da rodovia sempre traz alguns riscos. Portanto, o denominador comum de todo motorista é chegar ao destino com segurança, sem quaisquer circunstâncias imprevistas.
Os motoristas nem sempre reconhecem corretamente as necessidades do tráfego, ou seja, concentração, personalidade alegre e compreensão do entorno. Dirigir com segurança pode ser a diferença entre sofrer um acidente e evitar riscos.
Principalmente para as empresas, é preciso estar atento a esse assunto. Manter a integridade dos funcionários e usuários da frota corporativa é uma obrigação e também pode reduzir significativamente multas, combustível e custos com sinistros.
Pensando na sua segurança e bem-estar, e diante de um tema tão importante como a direção defensiva, viemos trazer informações essenciais para que você domine definitivamente esse tema.
Fique com as principais dicas sobre direção defensiva!
Nunca tire as mãos do volante
Sempre mantenha as mãos no volante e evite removê-lo para outra coisa que não seja para mudar de marcha. Em tempos de perigo, você deve ser capaz de manobrar rapidamente para evitar colisões ou outros acidentes.
Portanto, não use o telefone nem fique perto de outros objetos, para que suas mãos não possam realizar as atividades que você está realizando.
Também é comum usarmos GPS ou outros aplicativos de posicionamento em nossos smartphones para nos ajudar a chegar ao nosso destino. Portanto, é necessário desenvolver o hábito de se preparar antes de entrar no carro e nunca usar o celular enquanto dirige. De acordo com a legislação, os equipamentos de acesso ao GPS devem ser instalados no para-brisa.
Atente-se aos equipamentos de segurança
Adquira o hábito de usar o cinto de segurança ao entrar no veículo, antes mesmo de dar a partida. Certifique-se também de que todos os ocupantes façam isso. As estatísticas de tráfego mostram que essa simples ação tem um grande impacto nas perdas causadas pelo acidente.
Ninguém quer sair de casa para sofrer um acidente de trânsito, mas é melhor estar seguro do que se arrepender. Portanto, mantenha os itens de segurança em boas condições. Por exemplo, os cintos de segurança, freios, pneus sobressalentes e triângulos de aviso de todos os ocupantes devem ser verificados regularmente.
Para frotas da empresa, itens de segurança devem ser incluídos na seleção do melhor veículo para sua empresa. Ao se preocupar com a saúde e segurança dos motoristas, você garante melhor qualidade no atendimento, o que trará retorno financeiro para a empresa.
Sempre mantenha uma distância segura de outros veículos
Um dos tipos de acidentes mais comuns é uma colisão traseira. Geralmente, é o resultado de uma prática de direção que não considera a distância entre os veículos. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acreditam que podem tomar medidas oportunas para evitar acidentes.
Acontece que quando o carro atual freia, o motorista do carro seguinte tem um tempo de reação natural para perceber e ser capaz de agir. Portanto, por melhor que seja o seu freio, ele acabará sendo ativado após alguns centésimos de segundo, o que pode ser a diferença entre um freio seguro e um acidente.
Portanto, preste atenção à distância que você deve manter com o veículo da frente. Lembre-se, em caso de emergência, você precisa de espaço suficiente para estacionar e evitar colisões.
E aí, o que achou das principais dicas sobre direção defensiva?
Pensando em ajudar sempre o motorista em qualquer âmbito surge a União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil.
Sem fins lucrativos, a associação Administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.
Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.