União Proteção Veicular

Proteção contra roubo, furto,
colisão e desastres naturais.

A eficiência dos airbags na proteção à vida

Qualquer pessoa que entenda de questões automotivas sabe da importância dos airbags. É responsável por proteger vidas em caso de colisão ou acidente, e sua função é tão importante que o acessório deixou de ser opcional – ou apenas acessório – e se tornou um item indispensável para todos os carros novos no Brasil.

Para se ter uma ideia, estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) constatou que o uso de airbags pode reduzir em 14% a chance de um motorista se tornar vítima fatal em um acidente de trânsito. No que diz respeito aos passageiros, a oportunidade é reduzida em 11%. As estatísticas podem parecer pequenas, mas quando afetam milhares de vidas, podem ter um grande impacto.

Se você está curioso e deseja saber mais sobre este projeto de segurança e como ele funciona, você veio ao lugar certo. Leia este artigo até o fim para entender a eficiência dos airbags de carro!

 

Afinal, como ele funciona?

Muitas pessoas já ouviram falar desse projeto, mas poucas sabem como funciona ou mesmo o significado dos airbags. Bem, agora você fará parte do segundo grupo – aqueles que realmente entendem o dispositivo.

O airbag dispara após receber uma série de sinais enviados ao sistema de segurança do veículo, como deformação do chassi ou desaceleração repentina. Esses sensores estão localizados em áreas importantes do carro.

Nesse caso, quando ocorrer algum comportamento considerado repentino ou inseguro, o gerador de gás será acionado e começará a inflar. Tudo isso para proteger os passageiros e evitar lesões.

 

Ele é obrigatório?

Os carros novos no Brasil devem ser equipados com airbag duplo frontal ao sair da fábrica. Isso significa que não é mais opcional, mas se tornou obrigatório. Essa medida visa proteger motoristas e passageiros, pois os carros equipados com airbags são de grande importância para a proteção de vidas.

Vale lembrar que essa medida não tem o objetivo de substituir o uso do cinto de segurança. Isso ocorre porque os passageiros que não usam cintos de segurança podem se ferir gravemente, pois quando o corpo é afrouxado, a força de impacto que o próprio airbag pode produzir é muito maior. Portanto, para viajar realmente com segurança, não desista dessas duas medidas!

Além disso, vale lembrar que este não é um item obrigatório para todos os veículos em circulação. Os novos modelos já devem estar equipados com acessórios, mas os veículos que já estão em circulação vão demorar mais para se adaptar às novas regulamentações.

 

Porque ele é tão importante

O papel do airbag é mais que comprovado. Junto com equipamentos como o cinto de segurança, o acessório é uma medida muito importante para salvar vidas dos passageiros, pois protege a cabeça, o tronco e o pescoço de forma eficaz.

Alguns dados têm revelado que carros que apresentam esse sistema de segurança garantem uma preservação maior da vida dos envolvidos, ele é o principal responsável por evitar lesões mais sérias e casos de óbito.

 

E aí, o que achou de conhecer um pouco mais a respeito da eficiência dos airbags?

Pensando em ajudar sempre o motorista em qualquer âmbito surge a União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil.

Sem fins lucrativos, a associação Administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.

Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.

Tá esperando o que pra fazer parte desse time? Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *