O Outubro Rosa é um evento realizado no mês de outubro todos os anos em todo o mundo, com o objetivo de informar a comunidade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A mobilização também visa divulgar dados de prevenção, e enfatiza a importância da observação cuidadosa da saúde, além da luta por direitos como o apoio médico e emocional para garantir um tratamento de qualidade.
Neste mês, algumas organizações discutiram esse tópico para incentivar as mulheres a fazer o teste, e muitas organizações até as deixaram participar. Medidas como essa são essenciais para a prevenção, pois nos estágios iniciais a doença é assintomática.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é um tumor maligno que invade o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Quando apenas algumas moléculas de DNA são alteradas, ele se desenvolve, fazendo com que as células anormais que produzem cistos se multipliquem.
A mamografia
Segundo dados do Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce do câncer aumenta significativamente a chance de cura: 95% dos casos detectados na fase inicial têm chance de cura. Portanto, a mamografia é indispensável e o principal método de rastreamento de doenças.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mamas (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram concluídas. A queda acentuada nos exames é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância do esporte.
O Outubro Rosa
A campanha começou em 1990 com um evento chamado “Run for Cure” em Nova York para arrecadar fundos para pesquisas conduzidas pela Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
O evento foi realizado sem a participação de instituições públicas ou privadas. Conforme se desenvolveu, outubro foi estabelecido como o Mês da Conscientização Nacional nos Estados Unidos até que se espalhou para o restante do mundo.
A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.
E aí, o que achou de conhecer um pouco mais a respeito desse grande evento que é o Outubro Rosa?
A União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil, se solidariza e apoia essa campanha tão importante para as mulheres e a população como um todo.
Sem fins lucrativos, a associação Administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.
Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.
Tá esperando o que pra fazer parte desse time? Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.