Todo mundo precisa de uma pausa na correria do dia a dia e no final do ano é comum as famílias planejarem viagens para relaxar. Mas para aqueles que vivem com pessoas com autismo, a situação pode ser mais complicada.
As férias envolvem muitas mudanças na vida cotidiana, o que pode apresentar alguns desafios para quem tem transtorno do espectro autista (TEA).
Principalmente porque as pessoas com autismo tendem a ter problemas com as mudanças do cotidiano. Além disso, é comum que tenham dificuldade em lidar com o tempo, principalmente com crianças. Esperar é muitas vezes difícil para eles porque são impacientes e propensos à ansiedade.
Pessoas com autismo muitas vezes têm dificuldade em interagir com os outros. Portanto, para alguém com TEA, encontrar outras crianças que não fazem parte da rotina familiar pode ser assustador. É importante lembrar que as pessoas com autismo muitas vezes têm deficiências sensoriais.
Diante dessas dificuldades, hoje viemos falar sobre as principais dicas para facilitar a viagem com autistas. Confira!
Deixe a situação clara
Conte para a pessoa com TEA toda a situação pela qual ela irá passar. Os pais podem mostrar aos seus filhos fotos ou filmes do local ou pesquisar na internet juntos. Ensine seu filho o que esperar antes de partir para o destino escolhido.
Planeje-se com antecedência
Escolha um horário com antecedência, levando em consideração qualquer comportamento repetitivo ou rotinas que a pessoa tenha estabelecido. Esteja preparado para atrasos ou mudanças no trajeto da viagem e o desconforto que isso pode causar para quem tem TEA.
Estabeleça uma rotina
Embora as viagens precisem de alguma flexibilidade na programação, considere se há alguma necessidade na rotina diária da pessoa com TEA que pode ser mantida durante a viagem.
Por isso, pense na rotina diária e nos itens que ele gosta ou que precisa e não se esqueça de fazer o possível para que ele se sinta confortável.
Durante a viagem
Traga jogos, brinquedos e objetos de conforto para prender a sua atenção. Leve tudo o que puder para fazer a sua viagem mais confortável, como fones de ouvido para ouvir música, livros ou brinquedos e travesseiros.
Aproveite o momento!
As férias são momentos divertidos com a família e amigos. Tente não se estressar com o que você não pode controlar. Não se esqueça de aproveitar e tirar muitas fotos dessas situações. Aproveite as suas férias como um tempo para desfrutar com a família e os amigos.
E aí, o que achou das principais dicas para facilitar a viagem com autistas?
Pensando em ajudar sempre o motorista em qualquer âmbito surge a União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil
Sem fins lucrativos, a associação administra fundos para que cada associado esteja amparado com cobertura, assistência e proteção de seus bens automotores, além de diversos benefícios sem custos adicionais.
Além de tudo, a União Proteção Veicular disponibiliza auxílio em tempo integral através de sua Assistência 24 horas, que pode ser contatada, sem custos, pelo seguinte número: 0800 770 5583.
Tá esperando o que pra fazer parte desse time? Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.