Pensando em entender um pouco sobre essa ação tão importante mundialmente vista, o Maio Amarelo foi criado pela ONU (Assembleia-Geral das Nações Unidas), em âmbito mundial, para conscientizar e poupar vidas, através de planos regionais, municipais e nacionais.
Você deve se perguntar, mas por que maio? Foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, no dia 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência, aquela dos semáforos.
Segundo o SBT News, no Brasil em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida em acidentes. O número de acidentes, no ano passado, foi de 632.764 registros. O equivalente a 72 incidentes por hora no Brasil.
Já a ONU, nos traz esses dados em âmbito mundial. Sendo eles três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas; além de ser a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são os primeiros responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, de 5 a 14 anos; e o terceiro, de 30 a 44 anos.
Com esses dados podemos concluir que o Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2022, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha visa a reduzir esses índices.
Mas devemos lembrar que quando nos referimos ao trânsito, não são somente carros, motos e caminhões, mas também os ciclistas e pedestres devem se conscientizar.
Dicas para evitar acidentes:
- PARE de usar celular ao volante
- ATENÇÃO com pedestres, ciclistas e carros
- SIGA as leis de trânsito
Lembrem-se: no trânsito, o sentido é a vida. Sua responsabilidade salva vidas!
E aí, gostou de conhecer um pouco mais a respeito dessa campanha que é o Maio Amarelo?
A União Proteção Veicular, uma das maiores associações de proteção veicular do Sul do Brasil, se solidariza e apoia essa campanha tão importante para a sociedade.
Clique aqui e conheça a União Proteção Veicular.